quarta-feira, 29 de abril de 2009
Alho
Desde a antiguidade o alho é utilizado na composição de vários medicamentos, cuidando do coraçãozinho do povo da Idade Média e de sua circulação sanguínea. Até então era o que se sabia sobre ele. Hoje, o alho é usado principalmente como tempero em tudo que se pode imaginar, qualquer refogado que exista lá está ele, ou naquela carne que a gente tempera no dia anterior pra fazer no almoço.
É possível comê-lo puro e sem fazer careta, essa aliás é das coisas mais simples e mais gostosas que eu já comi. A receita é a seguinte: em um potinho de vidro coloque azeite e alguns dentes de alho que poderão estar descascados ou com casca mesmo e deixe-os lá por um mês. Depois coma e faça um agrado ao seu coração(bom pra controlar a pressão arterial), ou ao seu paladar mesmo.
Existe um restaurante nos Estados Unidos em que a base de todos os seus pratos é alho, legal né? E não se engane, até nas sobremesas essa florzinha de cheiro forte entra, já que é oferecido o sorvete de alho. Esse eu ainda não provei, mas o faria sem problema nenhum.
O site do restaurante: http://www.thestinkingrose.com/
terça-feira, 14 de abril de 2009
Cominho
A gente vai começar agora com uma série de posts dedicados aos temperos. Eu, particularmente acho que além de bons ingredientes, um bom prato se deve também à bons temperos e hoje é o dia do cominho. A escolha não é por acaso, o nome do nosso blog vem daí só que com a palavra em espanhol.
Eu percebo que esse tempero por ser usado tantas vezes de forma errada acaba sendo pouco valorizado, mas sou amante de cominho como de tantos outros, então o legal agora é levantar a bola dele. Vamo lá cominho!
Democrático, o cominho combina tanto no tempero de carnes, como condimento de pães, queijos e molhos, o cuidado que se deve ter é apenas com as medidas, já que ele é levimente picante e, como qualquer tempero, usado em demasia compromete totalmente o sabor do prato.
Minha sugestão é usar o cominho no bife trivial do dia-a-dia temperando-o só com alho e uma pitadinha do tempero (pouco, lembre-se que ele é forte). Daí é só grelhar em um fio de azeite e colocar sal a gosto. Outra dica é condimenatar o queijo minas ou qualquer outro queijo branco e servir em uma reunião de amigos.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
guacamole
Tenho uma tia em Brasília que foi vice-consul do Brasil no México por vinte anos. Pois é, eu matutinha do norte, sempre achei isso uma coisa tão chique, mas na convivência, o que minha tia trouxe de lá foi exatamente o oposto: a simplicidade. O México passou por um período de racionamento de tudo, inclusive de comida. Há dois anos em sua casa, ela chegou com um abacate na mão que achou na rua enquanto fazia a caminhada matinal. Na hora ela disse 'vou fazer um guacamole' - e fez. Então, aproveitando a época dos abacates vamos pra receita que é super simples e bem baratinha.
Ingredientes: 1 abacate - 1 pitada de cominho - 1 tomate picado e sem sementes - 1/2 cebola média picadinha - 2 pimentas serrano picadas e sem sementes [ou pimenta dedo-de-moça] - uma xíc. de coentro picado - 2 colheres de suco de limão - sal a gosto.
A dica é amassar o abacate grosseiramente pra que fiquem ainda pedacinhos. Em seguida misturar o restante dos ingredientes, agora delicadamente. Pronto, agora é só acertar no sal.
Servir com nachos , mas se você mora numa cidade tipo João Pessoa onde as coisas são mais difíceis, compre um doritos e seja feliz.
[Comer ouvindo Julieta Venegas, a mexicana mais linda.]
Izadora Coelho
Assinar:
Postagens (Atom)