terça-feira, 31 de março de 2009

Mediterrâneo

Como não é novidade pra ninguem, em João Pessoa os restaurantes são bem parecidinhos uns com os outros, salvo poucas exeções e, quando a gente encontra uma dessas exeções soltamos fogos de alegria. O Mediterrâneo, ali nos arredores da feirinha fez minha sexta passada mais feliz e eu vou dizer porque: Cozinha italiana simples {pegando carona no comfort-food aqui de baixo}, mas daquelas que a gente pensa 'faz tanto tempo que não como algo assim'. De quebra, o restaurante que antes era só rotisserie, funciona em uma casa e tem um chef/dono [não sei exatamente o que ele é] chamado Ricardo que te deixa super a vontade no trato, nada mais aconchegante, né? Minha escolha da última vez foi um linguine ao pesto genovês e, apesar do pesto está ótimo, o que me chamou atenção foi a qualidade da massa e o ponto, tudo do jeito certo. De sobremesa um creme de queijo que jesusdocéu, quase me fez comer de joelhos. Tô falando tanto e tão perto do jantar que vou dar um pulinho lá, fica aberto até as 9 da noite tá gente.

Izadora Coelho.

Comidinha da Vovó


Um conceito mais do que bem vindo está tomando conta das mesas dos restaurantes mais requintados: A Comfort food (com m mesmo). Também conhecida como culinária afetiva, esse jeito de cozinha se resume a gastronomia inspirada nas amorosas cozinhas de família.

Como comida caseira brasileira também é gastronomia [e das melhores], o resgate de pratos antigos que passam de geração em geração, se tornam grandes trunfos de vários restaurantes dedicados a essa nova tendência, que servem reinvenções das receitas que saíam diretamente do fogão da sua bisavó há anos,e porque não há décadas atrás. Tudo isso somado ao ambiente que nos remete ao forno à lenha, a comfort food vem agregando um saudosismo que vem sendo a cada dia mais valorizado. Afinal o que seria de nós hoje sem os bolinhos de chuva?

De acordo com a chef do Brasil a gosto (eleito um dos melhores restaurantes de comida brasileira), Ana Luiza Trajano, apesar do peso que a palavra gastronomia carrega, é como se a ternura das nossas avós cozinheiras não fosse compatível com a mais sofisticada culinária, revelando o preconceito por parte de alguns. "A aparente simplicidade dos pratos não exclui a minuciosa e talentosa busca pelo sabor" diz ela , em artigo a revista TAM nas nuvens.

O confort food tá na moda e se enquadra perfeitamente em nossa gastronomia do dia a dia, diretamente ligada à história de vida de cada um. Aproveitando a oportunidade, sugiro a galera que mora na cidade a visitar um excelente exemplar que corresponde a esse conceito em João Pessoa, o restaurante Mangai, que serve o melhor da culinária tradicional.


Beijos e até a próxima,


Giselle Correia.

sábado, 14 de março de 2009

Dica de Março

Uma coisa que ninguém pode negar é que, uma pedida mais do que saudável é ter sempre a disposição uma fruta bem fresquinha e gostosa, seja pra preparar receitinhas ou pra matar aquela fome, não concorda? Pegando carona nessa idéia e reiterando que esse blog também é prestação de serviço, o ycomino hoje deixa uma dica preciosa : aproveitar as frutas do mês.

É super importante saber que, optando pelas frutas da safra ,a gente garante melhor qualidade no sabor, produtos mais frescos e o melhor de tudo, aquela economia no bolso.

Como esse blog é super bonzinho com todo mundo e faz de tudo pra facilitar a vida de vocês, leitores que como nós são apaixonados pelo prazer da boa cozinha, eu deixo aqui uma lista de todas as frutas que você pode encontrar mais baratas e mais fresquinhas nesse mês de março nos mercados da cidade. Aí vai:

Abacate
Banana
Caqui
Figo
Goiaba
Laranja-Lima
Limão
Maçã Nacional
Melancia
Pêra Estrangeira
Tangerina
Uva itália

É isso meus amores, espero que tenham gostado da dica. Usem a imaginação preparando receitinhas com a fruta de sua preferência e não esqueçam de passar aqui pra contar depois!

Beijocas,

Giselle.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Coma


Não sei cozinhar. Não quero aprender.
Gosto de feijão com arroz e farofa apimentada.
Cabe em qualquer lugar, exceto à mesa do esnobe gourmet.
Tenho a língua afiada e mais um monte de ofensas ensaiadas.
Quero aprender a construir barcos pra colocar seu nome em todos eles.
Vou ler cartas náuticas de dia e reler as suas à noite.
Sujeito elegante e sem classe.
Bebe cachaça com leveza, arrotando ovos fritos.
Vinho te deixa tão linda e bêbada, quase em coma.
Essa taça me deixa louco, quase sem sombra.


[Poesia do meu querido Bicho Magro, vulgo Luíz Ricardo ou vice-versa, mireirin querido que cedeu essa poesia que tem tudo a ver com o blog]

;)

Delícia.

Creperia na cidade. Agora não ficaremos mais presos ao Lyon, que também é muito bom [e caro]. A nova pedida é a Dalí, naquele estilo aconchegante-com-luminárias-coloridinhas e com um cardápio super bem montado. Isso mesmo, nada demais nem de menos, tudo na medida, com recheios ótimos servidos numa massa fininha e leve, como a gente sabe que tem que ser. Crepe de frango: não poderia ser menos ousada minha escolha, não fosse pela combinação de frango desfiado, azeitonas, bacon torradinho, mussarela e orégano. Arrisquei no simples e fiquei muito satisfeita, nenhuma decepção. Esse é um crepe servido só no envelope, mas tem também as opções dos crepes servidos somente no prato, estes, a maioria com frutos do mar.
Outra sugestão são os crepes doces que ainda não provei, mas devo voltar essa semana pra fazer isso e, tenho que dizer que me deixaram com água na boca, como o de pêssego, o de mel e o de nutella.
A única ressalva que tenho à Dalí é que, no ambiente fechado ou se deixa o ar mais frio ou coloca aquelas luminárias mais pra cima, mais longe da gente porque elas esquentam muito. Agora, o que é um calorzinho quando se come bem?

Pegando carona na idéia do crepe, chame os amigos e faça um festival de crepe. É legal, barato e o melhor: facinho, facinho.
Receita básica: 1 ovo, 1 xícara de trigo, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal.
Bate tudo no liquidificador e, com um concha despeja esse creme na panquequeira e vai fazendo os crepes. Depois é só rechear com o que vocês quiserem, ê delícia!

domingo, 8 de março de 2009

8 de Março.



Então, como boa mulher que adora receber flores em dias como o de hoje [apesar de não ter recebido nenhuma] e nos outros também, vou oferecer pra ala feminina uma coisa bem melhor que flores, uma paixão: Alex Atala. Isso mesmo, chef do D.O.M. e do novíssimo Dalva e Dito, ambos em São Paulo, Alex está entre os 50 melhores chefs do mundo[único brasileiro que entrou pra lista] e é o 1º do meu coração. Perdoem, meus hormônios essa semana estão descontrolados e eu ando me declarando assim, sem pudores. Mas, fato é que Alex é um gênio da cozinha comtemporânea e, como se não bastasse é um charme. Pra comemorar esse dia eu escolhi uma entrevista que ele deu à TRIP há uns dois anos atrás falando da paixão pela cozinha, família, caça, ideologia punk e afins. É isso amigas e amigos chegados no produto, sejam felizes:

http://revistatrip.uol.com.br/143/negras/home.htm


Izadora.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Tanabata


Comecemos os trabalhos pelamordedeus! meu feijão tá alí de molho e, este é o tempo pra esse post. Antes de tudo, o blog não é um blog de crítica (ninguém é tão pretensioso), aqui recomendaremos lugares, não recomendaremos também, publicaremos receitas nossas e dos outros, colocaremos entrevistas com chefs, músicas pra se ouvir comendo determinado prato e descobertas diversas.
Quero falar do Tanabata. Esse é o momento para um suspiro de mulher apaixonada. Mulher não, mulherzinha, para fazer jus à minha pessoa. O Tanabata é sem dúvida um dos melhores restaurantes que eu já fui em João Pessoa, ok é preciso que se explique: é desses que faz você sair dizendo que ama antes de dizer o porquê. Vamos aos porquês então. Você entra e pensa que alguém já se preocupou com o ambiente, com os perfumes, com a decoração, com o atendimento, tudo devidamente pensado e o que é melhor: bem pensado. Aí você senta e o garçom te trás as duas opções de cozinha pra você escolher. Temos a oriental e a internacional. Eu sempre arrisco na oriental, virei amiga do sushiman de lá e tenho total confiança no seu trabalho, inclusive pra mim é o melhor sushiman da cidade, Leo meu querido, que já trabalhou nos melhores restaurantes de cozinha oriental da cidade, como o Ippon e o Sushi Bessa. Também já tive oportunidade de provar pratos da cozinha internacional como o filé napolitano, mas quem em outra oportunidade falará melhor sobre ele será minha amiga Giselle, o que posso adiantar é que é maravilhoso também. Eu indico por conhecimento de causa, o mix de sushis bessa, com uma variedade enorme de sushis que vêm em uma barca e tudo lindo, pra você fazer como tem que ser: comer antes com os olhos. É um mix como o próprio nome diz, com sushis variados, sashimis até de água viva, isso mesmo! Foi lá que experimentei essa delícia, lâminas transparentes e lindas que nem parecem de verdade. Ok, sou uma apaixonada pela estética, mas asseguro que o gosto não fica pra trás, vai lá colega. Eles oferecem também uma carta de vinhos grande e, os bons entendedores gostarão de passar lá pra uma taça. Não lembro o que tocava na última vez que comi lá, acho que uma bossa nova. Para fugir um pouco dessas músicas ambientes, que eu até gosto mas enjôo, eu sugiro o clássico Dylan pra se ouvir comendo sushi. Nada que exploda nos nossos ouvidos pra não fugir do clima zen, mas que pelo contrário, te dê vontade de tirar os sapatos e comer com a mão, bem como os orientais fazem.
Outra coisa, não deixe de ir ao banheiro. Sempre que vou à um restaurante, o banheiro é visita certa e, se rolar uma vontade de fazer xixi, MELHOR AINDA. Porque eu acredito que a preocupação deve estar em tudo e, o banheiro do Tanabata é lindo gente, lindo! Quero aqui em casa.
Agora preciso ser sincera com vocês, nunca consigo comer nenhuma sobremesa de tão satisfeita que fico, mesmo assim o restaurante oferece coisas maravilhosas pros glutões da doçura.
Endereço: Rua. José Gomes de Sá Filho, 34 - Bessa
Telefone: (83) 3246-6008


Agora deixa eu voltar pra minha cozinha que o feijão tá no ponto de ir pra panela.


'que seja doce'


Izadora.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Hoje.

É isso meus caros amigos. Hoje o ycomino entra numa vibe diferente, numa nova etapa. É exatamente a partir de hoje (marquem aí) dia 5 de março de 2009 que vocês terão algo gostosinho para ler ,e não apenas algo gostoso, mas sim sobre coisas gostosas e afins ,comidinhas e quitutes de dar água na boca ,lugares bacanas pra se deliciar e muita diversão... prometemos nos empenhar pra que vocês tenham sempre algo sincero e de qualidade por aqui.

Queremos comentários,sugestões, críticas....enfim, tudo é válido pra que esse blog cresça junto com todo mundo!
Entrem e fiquem a vontade, puxem a cadeira que o rango já vai sair!

Beijos,

I&G.